DICAS PARA CONSTRUIR UMA HORTA ESCOLAR
Deve ser feita com os alunos, após uma curta explicação sobre as necessidades das plantas como:
Água – Proximidade de pontos de água, captação de água de chuva
Luz Solar – Quantidade de sol e sombra no verão e no inverno
Qualidade do Solo – Nutrientes, adubação orgânica
Proteção contra Ventos – Definir direções de ventos predominantes
Declividade do terreno – Terreno plano ou levemente inclinado
Uso futura da área e tubulações enterradas, fossas
Distância das áreas de lazer das crianças
Segurança
2. Tamanho
O tamanho da Horta Escolar depende do espaço existente para se trabalhar com as crianças. Pode-se iniciar de forma pequena, utilizando-se vasilhas e pneus. O tamanho ideal é aquela que permita produzir hortaliças, temperos ou flores.
3. Forma dos canteiros
A horta é um ótimo local para se trabalhar a criatividade como explorar as formas da natureza. Uma observação da natureza permite reparar que dificilmente se encontram formas retangulares e retilíneas. Explore formas de mandala, feijão, onda....
4. Materiais e equipamentos
Ferramentas como pá, enxadas, regadores, carrinho de mão, colher de jardim, peneira, etc...
Ferramentas como pá, enxadas, regadores, carrinho de mão, colher de jardim, peneira, etc...
5. Concepção da horta
Uma horta é um espaço físico construído com o objetivo de se cultivar plantas úteis usadas para a alimentação (verduras, legumes, temperos, de uso medicinal, para a obtenção de flores e para efeitos paisagísticos. Na horta, muitas outras plantas poderão se de grande utilidade, como as de crescimento espontâneo (conhecidas popularmente como inços ou matos) .
Uma horta é um espaço físico construído com o objetivo de se cultivar plantas úteis usadas para a alimentação (verduras, legumes, temperos, de uso medicinal, para a obtenção de flores e para efeitos paisagísticos. Na horta, muitas outras plantas poderão se de grande utilidade, como as de crescimento espontâneo (conhecidas popularmente como inços ou matos) .
6. Construção da horta, do minhocário, composteira e da sementeira
No ambiente físico da horta deve existir áreas com funções específicas: Para o Plantio, para a circulação, para preparação de insumos (composteira, minhocário), para a sementeira e para o armazenamento de materiais e equipamentos.
7. Manutenção
A horta, a sementeira, a composteira e o minhocário criados no ambiente escolar são sistemas vivos. No mundo natural todo sistema tende a ser equilibrado e cada organismo vivo pode alimentar-se de outro. Portanto, é importante preservar a biodiversidade de organismos na horta.
Fonte: Horta Escolar – Instituto Souza Cruz. A Escola Sustentável- Lucia Legan
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