quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Projeto de Recuperação da Mata Ciliar da Escola Isolada Morro do Freitas

A Escola Isolada Morro do Freitas iniciou o plantio das primeiras árvores do projeto de recuperação da Mata Ciliar em um pequeno córrego no mesmo bairro.

A área de propriedade do senhor Adão, dono do engenho de farinha de mandioca, parceiro na execução do projeto, foi cercada com recursos do programa de Educação Ambiental Pátios Ecológicos, pois neste local existem áreas de pastagem e deve ser isolada e protegida do gado.

Os primeiros plantios iniciaram no mês de outubro de 2010 com todas as turmas de primeira a quarta séries da Professora Gisele.
No local, os alunos receberam orientação sobre as espécies de árvores que seriam plantadas e os procedimentos. Organizados em grupos de dois, os alunos receberam as mudas e ferramentas para a colocação das mudas nas covas. Foram identificadas com um número colocado em uma estaca junto à muda. Fizemos uma planilha com nome da muda, dos alunos que plantaram e data do plantio com o objetivo de criar um relatório de desenvolvimento da planta. As espécies plantadas são nativas (ipês, licuranas, cedro, tibuchina, tarumâ e perobas) e algumas frutíferas, tais como: araçás, pitangas,  tucaneiras, ingás, goiabas e gabirobas, num total de 22 mudas.







 O divertimento foi completo, para algumas crianças uma aventura e muitos desafios, um deles pular de uma margem para outra do estreito córrego que esta sendo recuperado, outro tentar identificar os poucos animais existentes atualmente no local. Para finalizar a atividade a turma fez uma grande roda em torno de um Angelim ao lado da área para uma avaliação e reflexão sobre o plantio, com depoimentos dos alunos, como: ”a árvore que plantamos vai ajudar a natureza se recuperar”......”Agora a mata ciliar vai fazer com que a água aumente e fique mais limpa”........”Vai ter mais passarinho pois vai ter mais árvores para fazer ninho e vai ter mais comida”.



Na escola o Pátio esta mais feliz, pois tem mais sol com gira-sol, tem mais verde com couve, salsinha, pimentão e espinafre não falta, tem cenoura, alface roxa, alface verde, moranguinhos só a planta, pois fruto não sobra um, todo dia tem alguém procurando um bem madurinho, nos muros quem sobe são os pés de chuchus, tem ipê roxo e amarelo, tem açaí e tem a Tia Kátia que ajuda todos a cuidar do pátio. É ou não é um pátio ecológico e feliz!?.




quarta-feira, 3 de novembro de 2010

ESCOLA AVANI DA SILVA SANTOS

Mudanças no Pátio da Escola Avani da Silva Santos no bairro do Freitas

Já são visíveis as mudanças que ocorreram no pátio da escola com as de árvores nativas e frutíferas plantadas no pátio, ipês amarelos e roxos (Tabebuia Alba e Tabebuia umbellata), araçá (Psidium cattleianum), dedaleira (Lafoencia pacari), grandiúva (Trema micrantha), palmito juçara (Euterpe edulis), assim como os canteiros da horta, já mostram sinais do cuidado e manutenção dado pelos alunos, professores e funcionários da escola como a boa adaptação ao local e o aparecimentos das primeiras folhas da primavera, assim como a horta que aumentou o numero de canteiros, já começa produzir as primeiras verduras orgânicas no pátio da escola.