segunda-feira, 24 de maio de 2010


DICAS PARA CONSTRUIR UMA HORTA ESCOLAR


1. Escolha do local
Deve ser feita com os alunos, após uma curta explicação sobre as necessidades das plantas como:
Água – Proximidade de pontos de água, captação de água de chuva
Luz Solar – Quantidade de sol e sombra no verão e no inverno
Qualidade do Solo – Nutrientes, adubação orgânica
Proteção contra Ventos – Definir direções de ventos predominantes
Declividade do terreno – Terreno plano ou levemente inclinado
Uso futura da área e tubulações enterradas, fossas
Distância das áreas de lazer das crianças
Segurança

2. Tamanho
O tamanho da Horta Escolar depende do espaço existente para se trabalhar com as crianças. Pode-se iniciar de forma pequena, utilizando-se vasilhas e pneus. O tamanho ideal é aquela que permita produzir hortaliças, temperos ou flores.


3. Forma dos canteiros
A horta é um ótimo local para se trabalhar a criatividade como explorar as formas da natureza. Uma observação da natureza permite reparar que dificilmente se encontram formas retangulares e retilíneas. Explore formas de mandala, feijão, onda....

4. Materiais e equipamentos
Ferramentas como pá, enxadas, regadores, carrinho de mão, colher de jardim, peneira, etc...

5. Concepção da horta
Uma horta é um espaço físico construído com o objetivo de se cultivar plantas úteis usadas para a alimentação (verduras, legumes, temperos, de uso medicinal, para a obtenção de flores e para efeitos paisagísticos. Na horta, muitas outras plantas poderão se de grande utilidade, como as de crescimento espontâneo (conhecidas popularmente como inços ou matos) .


6. Construção da horta, do minhocário, composteira e da sementeira
No ambiente físico da horta deve existir áreas com funções específicas: Para o Plantio, para a circulação, para preparação de insumos (composteira, minhocário), para a sementeira e para o armazenamento de materiais e equipamentos.


7. Manutenção
A horta, a sementeira, a composteira e o minhocário criados no ambiente escolar são sistemas vivos. No mundo natural todo sistema tende a ser equilibrado e cada organismo vivo pode alimentar-se de outro. Portanto, é importante preservar a biodiversidade de organismos na horta.
Fonte: Horta Escolar – Instituto Souza Cruz. A Escola Sustentável- Lucia Legan

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