terça-feira, 27 de abril de 2010

A horta é uma Sala de Aula


A Horta é uma Sala de Aula

É especialmente apropriada para crianças, por religá-las aos fundamentos básicos da comida e com a essência da vida, integra e enriquece praticamente em todas as atividades escolares. Quando a horta da escola passa a fazer parte do currículo, as crianças aprendem sobre ciclos alimentares e ciclos de plantio, cultivo, colheita, compostagem e reciclagem, aprendem que solos férteis são solos vivos, que em cada centímetro cúbico de solo existem bilhões de bichinhos que são responsáveis por muitas transformações essenciais na manutenção da vida na terra.

Na Escola Básica Dr. Ivo Silveira no bairro da Penha, após reunião de planejamento com os professores em março de 2010, ficou definido que deverá ser trabalhado temas como coleta dos materiais recicláveis na escola, horta, jardins e criação e ampliação das áreas verdes, com plantio de árvores nativas e frutíferas melhorando a qualidade ambiental e paisagístico da escola, assim como a criação de um laboratório a céu aberto aproximando mais a natureza da escola.












Após conversa com os alunos de 4ª e 6ª séries para definir os setores onde implantar
cada projeto um grupo iniciou o plantio de mudas de ipê roxo e amarelo no pátio da frente junto ao parquinho, e para maior proteção das mudas foram colocadas telas em seu entorno.





























Enquanto outro grupo no fundo da escola junto à quadra de esporte iniciava a limpeza do local escolhido para a construção da horta. O local além de ser um terreno inclinado continha restos de materiais de construção (cacos de tijolos, concreto..) que foram retirados e guardados para uso futuro.





Para fazer os canteiros foi necessária a construção de terraços ao longo das curvas de níveis, marcadas no terreno com o auxilio de um nivelador manual construído no local (pé de Galinha) que possibilita determinar no terreno pontos de mesma inclinação (curvas de níveis), marcadas com estacas.




Com a definição dos pontos de mesma cota foram feitos os terraços onde serão construídos os canteiros.










Um terceiro grupo já preparava as sementeiras em pequenos caixotes de madeira e plástico para a produção das mudas de verduras e temperos (alface, rúcula, couve,
cebolinha, salsa, repolho, abobrinha) .

Nenhum comentário:

Postar um comentário