sábado, 16 de agosto de 2014

O QUE ACONTECEU COM A HORTA DA ESCOLA

Na escola Municipal Professora Ernestina Pereira Martins, as ações do programa de Educação Ambiental "Pátios Ecológicos" em agosto, foram com as turmas de 3º e 4º ano que participaram do projeto. Na época estavam no Pré-escolar e 1º ano. 
Foram apresentados para as duas turmas um relatório em forma de imagens das escolas do município de Paulo Lopes, que também participaram do projeto.  



Em 2011, esta galerinha acima que cuidava da pequena hortinha construída durante as ações do Projeto Pátios Ecológicos, expõe um dia de colheita de chuchus que subiam pelo muro do pátio e três anos depois já no 3º e 4º ano deram seus depoimentos. 
Foram mostradas fotos das atividades executadas pelo Pátios Ecológicos na escola durante o período de fevereiro de 2010 a julho de 2011.
Em muitas fotos a galera se reconhecia e perguntavam quando iria começar a reconstruir a hortinha, e o quanto tinha sido importante para a escola e  que o quanto gostaram de participar do projeto.

De olhos fixos na tela, a cada foto mostrada as manifestações de reconhecimento dos colegas e das atividades que eram realizadas no pátio da escola cresciam e todos queriam falar sobre as plantas, a horta, as sementeiras.

A conversa sobre o que aconteceu com a horta da escola também foi feita com os professores que participaram do projeto com suas turmas, alguns ainda continuam na escola, mas relatam que falta ajuda para executar as atividades no pátio, conhecimento no manejo de verduras, composteira  e na construção de sementeiras e canteiros. Mas lembram o quanto as crianças gostavam e cuidavam dos caneiros e quando utilizavam as atividades da horta para identificar características das composições dos alimentos, das características nutricionais, formas, cores, cheiros....

Nenhum comentário:

Postar um comentário