sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

....é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para os outros, com a grande comunidade da vida, e com as futuras gerações (...) A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado.
(A Carta da Terra, p.xvii)






Em um ano do Programa de Educação Ambiental Pátios Ecológicos já é possível destacar pontos positivos:


• Práticas da interdisciplinaridade;
•Envolvimento de praticamente toda a comunidade escolar - alunos, funcionários, professores e pais;
• O conhecimento e a conscientização dos mesmos sobre as práticas positivas em relação ao meio ambiente como: separação do lixo, produção de alimentos saudáveis na horta da escola, uso sustentável da água, reciclagem, compostagem, plantio de árvores nativas.
• A Educação Ambiental tem levado os alunos a práticas e cuidados com a flora e fauna existentes na escola e seus arredores. Verificamos a diminuição das depredações nos jardins, hortas e bichinhos neles encontrados.
• Estamos Recuperando uma Mata Ciliar no bairro Morro Agudo junto com duas escolas. Esperamos que seja exemplo ou mola propulsora para outros projetos do gênero.

No Centro Educacional Dona Olga de educação infantil, no bairro Areias, as crianças cuidam das árvores plantadas no pátio, pintaram as placas de identificação das árvores plantadas, ajudam a construir uma hortinha, ajudam a colocar os inços do pátio nos canteiros e pra virar adubo, aprendendo que estamos dando comidinha para as plantas...assim, estamos aos poucos construindo conhecimento sobre o ciclo da matéria orgânica no solo e sobre e sobre a fertilidade. Aumentando também a capacidade de integração e socialização nas atividades de manutenção ou na construção das sementeiras para a produção das mudas.
As manifestações dos alunos são marcadas por um grande desenvolvimento da linguagem oral, descritiva e narrativa, das nomeações dos objetos e seres vivos para se comunicarem com seus colegas.






Chuchus, abobrinhas e pés de batata já fazem parte do pátio da Escola Ernestina Pereira Martins, no bairro Sorocaba, onde antes existia brita hoje há vida, um verdadeiro laboratório ao ar livre. Um vizinho doou esterco de gado e os próprios alunos foram buscar, com pás e carrinho. Levantamos canteiros com bambu trançado, fizemos as mudinhas... e nestes espaços as crianças estão aprendendo os ciclos das plantas, sua necessidades e como se produz alimentos saudáveis. Na composteira acompanhamos o processo de decomposição da matéria orgânica (cascas, folhas, inços tirados do pátio e até aparas de lápis). Verificamos a importância dos animais decompositores como minhocas, centopéias, além das invisíveis bactérias, para produzir terra fértil. Esta conexão entre todos estes elementos, e tudo em constante mudança, forma a grande Teia da Vida. Aos poucos, a partir do exemplo das turmas do pré, a escola está começando a separar os materiais recicláveis e também realizou dois mutirões de limpeza da rua, para inspirar as pessoas a jogar o lixo nas lixeiras, impedindo que estes materiais venham a poluir as águas da lagoa, de rios e do mar.








A Escola Estadual Frederico Santos tem em seu pátio mais verde, cerca de 20 novas árvores nativas e frutíferas foram plantadas por alunos de várias turmas, mas uma 8ª série dedicou-se mais às regas, manutenção e cartazes sobre as árvores. Uma 7ª série se dedicou às plaquinhas de identificação. Contamos com a parceira das professoras de Geografia, de Artes, de Português e do professor de Sociologia.
Na horta todas as turmas de 5ª a 8ª e Ensino Médio colocaram a mão e muita energia na confecção dos canteiros. Todos sempre foram estimulados a juntar o lixo do pátio. Mas foram as turmas de 1ª a 4ª séries que mais puderam ser envolvidas na produção das mudas em sementeiras, no transplante para o canteiro definitivo, nos cuidados de rega, na retirada dos inços, compreendendo porque eles aparecem, e finalmente a colheita das verduras. Para finalizar o ano e manter os canteiros ocupados com cobertura verde, foram plantados amendoins e feijões que requerem menor cuidado e que, por serem leguminosas, melhoram a qualidade do solo pois trazem nitrogênio do ar para a terra.


Na escola Especial APAE, a horta também já produz algumas verduras como couves, chuchus, cebolinhas verde, alfaces.






Atividades na horta dão oportunidades de aprendizagem para todas as crianças, mas tem resultados particularmente interessantes para crianças com necessidades especiais.
Os alunos mostram-se mais independentes diante dos procedimentos, das formas de trabalho e das ações que aprenderam na atividade anterior, estabelecem rotinas de cuidados com as plantas e com o Pátio, respeitando todas formas de vida.

Um comentário:

  1. Olá, muito bacana o projeto de vocês. Querem participar do ENO TREE PLANTING DAY? é um programa internacional de educação ambiental e o foco é plantio de árvores: http://enobrasil.blogspot.com

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