quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Primeiro Ano do Programa Pátios Ecológicos nas Escolas de Paulo Lopes

A Escola Targina Boaventura da Costa, no Bairro Ribeirão, é a escola que possui a maior área de pátio, onde está sendo formado um pomar, com plantio de 26 árvores frutíferas nativas (jabuticabeiras, pitangueiras, goiabeiras, seriguelas, araçás, cerejeiras). Os alunos auxiliaram no plantio e agora estão sendo envolvidos nos cuidados de manutenção da mudas. Também foram criada a horta com canteiros em formas de lua, estrela, bola, etc...com muitas variedades de hortaliças. O canteiro com moraguinhos é o mais visitado. Foram colhidos rabanetes, beterrabas, salsas, rúculas, alfaces que foram colhidas e algumas permaneceram nos canteiros para que pudessem acompanhar todo o ciclo da planta com a produção das sementes, que foram colhidas para serem semeadas logo que iniciarem as aulas. Ali também protegemos os canteiros com amendoim e feijão que serão colhidos em fevereiro de 2011, quando as aulas reiniciarem.












Na Escola Isolada do Morro Agudo, os canteiros com alfaces, rabanetes, cebolinhas verde ocuparam áreas onde existiam brita junto ao muro. Quando a horta da escola passa a fazer parte do currículo, as crianças aprendem sobre ciclos alimentares e ciclos de plantio, cultivo, colheita, compostagem e reciclagem, aprendem que solos férteis são solos vivos, que em cada centímetro cúbico de solo existem bilhões de bichinhos que são responsáveis por muitas transformações essenciais na manutenção da vida na terra. Os alunos da 3ª e 4ª séries colocaram a mão na terra e as outras turmas deram uma ajuda. A merendeira tá caprichando em colocar os restos de cascas na composteira, demonstrando pro pessoal que matéria orgânica não é lixo, é adubo!







































A Escola Reunida Avani da Silva Santos, no Bairro Freitas aumentou a quantidade de árvores no Pátio. Foram plantados dois corredores com palmeiras Juçara, o nosso palmito, ipês, pau Brasil e outras, ampliando os conhecimentos sobre as relações água-solo-seres vivos na identificação de algumas consequências das intervenções humanas no ambiente escolar, solos recobertos com britas e solos com plantas. Elas crescem a cada dia, e os alunos estão realmente aprendendo como cuidar. As professoras aproveitaram a presença das minhocas no solo para aprofundar os estudos sobre estes animais tão importantes, e fizemos minhocoscópios para observá-las na sala de aula. Já se conversa sobre as futuras conseqüências destas intervenções no ambiente escolar: mais sombra, pássaros, borboletas, matéria orgânica. Daí, claro, também já estamos aprendendo que os cuidados com o pátio são uma tarefa prazerosa para todos da escola, e não apenas para as merendeiras. Na horta o mesmo esquema das outras escolas: aprenderam a fazer as mudinhas dentro de rolinhos de papel higiênico, o que evita danificar as raízes na hora do transplantes...e a colheita também foi feita...e o moranguinho, ah ele é um sucesso!..e para manter os canteiros ocupados com plantas durante o período de férias escolares feijão e amendoim foi a solução, pois não demandam cuidados especiais e serão colhidos quando os alunos retornarem as aulas. A escola também participou do início do plantio das árvores Nativas para a recuperação da Mata Ciliar no Bairro do Freitas. Cada dupla de alunos adotou uma espécie Nativa que catalogadas serão acompanhadas pelas duas escolas envolvidas no projeto



























A Escola Isolado Morro do Freitas, no Bairro Morro do Freitas além do plantio de árvores nativas e frutíferas e a construção de canteiros que produziram temperos, pimentões, couves, espinafres e alfaces usados na merenda dos alunos. Aliás, que escola pra todo mundo gostar de comer verduras e legumes...estão de parabéns... Nos canteiros foram colocadas placas de identificação também feitas pelos alunos provocando na escola grandes mudanças desde o inicio do projeto. Além das melhorias do pátio da escola, as turmas estão envolvidas no projeto de recuperação da Mata Ciliar na propriedade do Sr. Adão e Dona Ema, que trabalham também com a produção de farinha de mandioca. Aqui fica um agradecimento especial a este casal que abraçou a nossa proposta e está dando a oportunidade às Escolas do Freitas e do Morro do Freitas de se envolver num projeto tão importante de proteção e recuperação de um curso d´água.








A Escola Básica Ivo Silveira no Bairro da Penha, Além das atividades realizadas no Pátio da escola realizamos algumas trilhas Ecológicas na RPPN Reserva Passarim com turmas do pré a quarta-série, onde os alunos puderam vivenciar como é o interior da Mata Atlântica, ver como é uma mata ciliar, entender o ciclo da água, as nascentes, os cursos de água cristalina onde é possível beber uma água pura e fresquinha em um copo feito com folha de Caeté, apreciar jardins de bromélias e begônias, a exuberância dos paus jacarés, cedros, perobas, palmitos, canelas e as embaúbas conhecidas pelo nome “Pau de formiga” devido à simbiose entre ela e o inseto. Na escola muitas mudanças ocorreram no Pátio, plantios de ipês roxos e amarelos, aroeiras, gabirobas e palmitos, na horta então quanta mudança, onde antes só tinha cacos de telhas e tijolos e terra seca hoje tem canteiros com alfaces, rabanetes, repolhos, rúculas, radites, repolho roxo e alguns temperos, que foram usados para complementar a merenda ou os alunos levarem para suas casas. Na semana pedagógica o tema Sustentabilidade foi destacado por algumas turmas e nos fez pensar que o desafio do nosso projeto para o próximo ano será a sustentabilidade da horta, com adubação verde, incremento da compostagem, produção das próprias sementes, esquemas de cuidado bem planejados... o tema do aproveitamento dos materiais recicláveis, separação e coleta seletiva e a importância social e econômica da reciclagem foi o tema de uma ótima instalação da 8ª série. dos lixões malcheirosos.

As quartas séries foram visitar o Centro de Triagem de Materiais Recicláveis em Garopaba, no bairro Ambrósio e voltaram empolgados para ajudar a escola a criar o hábito da separação dos materiais. E eles sabem porque: economiza matéria prima, energia, diminui a poluição e acaba com o problema




Agradecemos de coração todas as pessoas que colaboraram conosco ao longo deste primeiro ano do Projeto Pátios Ecológicos. Neste ano de 2011 estaremos juntos novamente e, se for possível, por mais tempo ainda. Acreditamos que este trabalho de assessorar as escolas para realizar a educação ambiental na prática seja uma necessidade contínua das escolas. Nós oferecemos apoio para que os professores possam realizar atividades ao ar livre com seus alunos. Já tentaram coordenar uma turminha de 30 numa horta?
Além disso, acreditamos estar trazendo informações úteis aos professores nas trocas de idéias do dia a dia. A continuidade dos trabalhos no pátio para ser uma escola amiga da natureza depende da criação de rotinas e da clareza dos conteúdos que podem ser trabalhados nestas atividades. Esta construção conjunta com as equipes das escolas também é um objetivo do Pátios Ecológicos.
No mais, a educação para que a humanidade aprenda a preservar o planeta depende de entusiasmo, amor, positividade, alegria e elogios. Assim, pedimos a todos que estão lendo este texto que acolham de boa vontade as sugestões e dicas ecológicas que seus filhos levarem para casa. E se algum adulto quiser ser parceiro de escola apoiando os professores nos trabalho nos pátios, em nome das escolas dizemos: são muito bem vindos.




























































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