domingo, 15 de maio de 2011

Dicas de manutenção da horta na escolar


A horta escolar é um processo de aprendizagem que possibilita aos educandos saberem de onde vem todos os nutrientes necessários para a vida das plantas, além dos cuidados necessários para seu desenvolvimento.
Adubação de cobertura: Para o bom desenvolvimento das hortaliças que permanecem mais tempo nos canteiros é necessário complementar a adubação feita na etapa do plantio com mais adubo orgânico.

Cobertura morta: Distribuir palhas ou outros resíduos vegetais sobre as linhas de plantio e entre as plantas para a manutenção da umidade do solo, o controle dos inços, proteção de chuvas muito intensas evitando a erosão e adubação do canteiro com a decomposição destas coberturas.

Rega: Diariamente, pois as plantas precisam de umidade para seu desenvolvimento, principalmente as mudas que ainda estão nas sementeiras. Entretanto, o excesso de água pode prejudicá-las e favorecer o aparecimento de doenças ou pragas. A rega deve ser feita lentamente para evitar que a água escorra pelo canteiro levando a matéria orgânica.
Capina: As hortaliças podem competir por luz, nutrientes e água com alguns inços que crescem no canteiro . Mesmo assim, não é necessário retirar todos os inços dos canteiros. Retira-se apenas aqueles que estiverem abafando ou prejudicando o desenvolvimento das hortaliças.

A visita dos alunos à horta deve ser diária para executar as manutenções assim como acompanhar o ciclo evolutivo das plantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário