sábado, 16 de agosto de 2014

AS ÁRVORES CRESCERAM NO PÁTIO DA ESCOLA

Na  escola Profª Avani da Silva Santos – Bairro Freitas a retomada das atividades do Pátios Ecológicos envolveu conversa com os professores que participaram das atividades no pátio, sobre as mudanças que ocorreram, como o plantio de árvores nativas e frutíferas na frente e fundos da escola.



Algumas até já frutificaram  como o pequeno pé de caqui plantado nos fundos da escola e que já põe seus frutos a disposição dos pássaros e crianças...
Segundo o depoimento dos professores as atividades seguiram por um tempo...."Mas com o passar  do tempo a horta foi abandonada e sem a ajuda para a reconstrução dos canteiros, das sementeiras ficou mais difícil retomar".... "Foi uma pena ter interrompido as atividades"... "as crianças sentiram muito a falta das atividades no pátio"..."Precisamos da ajuda de vocês" ...

As atividades que estão sendo propostas as escolas, será na forma de resgate das atividades que foram realizadas no pátio, através de depoimento de professores e alunos que participaram das atividades em 2010 e 2011. Através de apresentação de slides, videos e conversas sobre os processos de construção de horta e transformações verdes no pátio escolar, as crianças iam se  vendo na tela e lembrando os momentos vivenciados..com falas.. "quando vamos reiniciar a horta".... "foi muito legal que fiz em minha casa"...



As atividades seguem pegando depoimento da galerinha que vivenciou esta fantástica experiência na escola.

O QUE ACONTECEU COM A HORTA DA ESCOLA

Na escola Municipal Professora Ernestina Pereira Martins, as ações do programa de Educação Ambiental "Pátios Ecológicos" em agosto, foram com as turmas de 3º e 4º ano que participaram do projeto. Na época estavam no Pré-escolar e 1º ano. 
Foram apresentados para as duas turmas um relatório em forma de imagens das escolas do município de Paulo Lopes, que também participaram do projeto.  



Em 2011, esta galerinha acima que cuidava da pequena hortinha construída durante as ações do Projeto Pátios Ecológicos, expõe um dia de colheita de chuchus que subiam pelo muro do pátio e três anos depois já no 3º e 4º ano deram seus depoimentos. 
Foram mostradas fotos das atividades executadas pelo Pátios Ecológicos na escola durante o período de fevereiro de 2010 a julho de 2011.
Em muitas fotos a galera se reconhecia e perguntavam quando iria começar a reconstruir a hortinha, e o quanto tinha sido importante para a escola e  que o quanto gostaram de participar do projeto.

De olhos fixos na tela, a cada foto mostrada as manifestações de reconhecimento dos colegas e das atividades que eram realizadas no pátio da escola cresciam e todos queriam falar sobre as plantas, a horta, as sementeiras.

A conversa sobre o que aconteceu com a horta da escola também foi feita com os professores que participaram do projeto com suas turmas, alguns ainda continuam na escola, mas relatam que falta ajuda para executar as atividades no pátio, conhecimento no manejo de verduras, composteira  e na construção de sementeiras e canteiros. Mas lembram o quanto as crianças gostavam e cuidavam dos caneiros e quando utilizavam as atividades da horta para identificar características das composições dos alimentos, das características nutricionais, formas, cores, cheiros....

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

UM PÉ DE QUE!.. NAS ATIVIDADES DO PÁTIO


A escola Targina Boaventura da Costa, no bairro do Ribeirão, retomando as atividades do programa de Educação Ambiental "Pátios Ecológico", em março de 2014 com uma "contação de histórias" com as turmas que participaram do projeto em 2010 e 2011. A primeira história foi lembranças de como era horta da escola, a colheita de moranguinhos, quem regava as mudas ou comer uma cenoura recém colhida do canteiro.

foto junho de 2011



 Quem conta a história são os alunos, que hoje já estão no quarto e quinto ano do fundamental e lembram dos emocionantes momentos vivenciados na hortinha, dos cuidados, das regas ou da colocação das plaquinhas, quem esquece das minhocas....

               ou da 1ª melancia na sombra da alface vermelha!!!.


A horta não existe mais, a escola esta passando por reformas e a horta foi desativada, pois os alunos estão tendo as aulas no salão paroquial próximo da escola. Neste local não tem horta, mas ao reverem as fotos através da apresentação de data show, a vontade de botar a mão na terra voltou rapidamente.
 Devido a falta de espaço surgiu a ideia de cada aluno fazer o seu PÉ DE QUE. Utilizando calçados velhos que cada criança trouxe de sua casa, um por um foram enchendo de terra e depois fizeram o plantio das sementes de abóbora e feijão em seus sapatos. Os dois primeiros que foram plantados de imediato receberam nomes "Feijão All Star" e "Abobora de trilha" batizados pela galerinha.




                          Será que já germinaram????

ESCOLA BÁSICA Dr. IVO SILVEIRA

Retomando as atividades do Programa de Educação Ambiental "Pátios Ecológicos",  na Escola Ivo Silveira no bairro da Penha muita coisa mudou, o local onde foi construída a horta da escola, devido a construção da cobertura do quadra de esporte foi desativada. Durante as atividades, muita semente germinou, verdura foi produzida e colhida neste local.....



O local da horta, após a paralisação das visitas dos técnicos do programa "Pátios Ecológicos" e construção da cobertura da quadra hoje esta assim...
O espaço da horta foi aterrado e esta sem nenhuma cobertura vegetal, em geral usado pelos alunos para atividades de recreação. Mas as árvores plantadas na frente da escola .. estas cresceram!!
maio 2014
 abril de 2010
Em maio de 2014, as mudas de IPÊ Amarelo e Roxo estão deste tamanho, refletindo os cuidados com o trabalho desenvolvido durante as atividades do projeto  na escola durante as atividades no Pátio da escola..
abril de 2010
outubro 2010
Na retomada das visitas em março de 2014 às escola envolvidas no programa de educação Ambiental "Pátios Ecológicos", algumas atividades foram realizadas com os alunos que participaram do projeto em 2010 e 2011, entre elas uma apresentação das fotos das atividades com data show, depoimentos dos alunos, professores e merendeiras  como forma de resgate. 
Após a apresentação de fotos os alunos foram convidados a participar de uma dinâmica envolvendo o processo construtivo e de funcionamento em "rede "..."TEIA da VIDA", momento onde os alunos puderam falar sobre suas experiências e envolvimento no projeto Pátios Ecológico.
Com perguntas, como....O que aconteceu com o pátio da escola e a horta...??.  por que as turmas não continuaram..??? o que pode ser feito para ter um pátio escolar com muito verde..?? e a resposta foi se repetindo a cada fala... falta incentivo, falta motivação, alguém para orientar e falta cuidado dos próprios alunos com o que já existe na escola!!! atividade no Pátio é muito legal!!! a gente aprende a cuidar!!!